Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

As Crianças-Bruxas na Nigéria

A bruxificação infantil: as crianças estigmatizadas da Nigéria

criancas-bruxas-1
A Caminho Nações, uma associação comunitária de motivação cristã e sem fins lucrativos, que está presente no Brasil e em muitos confins da Terra, atua em países africanos no resgate, acolhimento, educação e apadrinhamento de crianças em nível dramático de vulnerabilidade social e estigmatização aberrante.

A prevenção ou reversão dessas condições, apesar das sequelas psicológicas, pode evitar a inexorável marginalização juvenil e a infelicidade adulta desses jovenzinhos.

O fenômeno das Crianças-Bruxas, catalogado pela ONU (UNICEF-2010) tem as principais ocorrências na Nigéria (África subsaariana) e as Crianças-Talibés (fenômeno documentado em muitos artigos antropológicos e jornalísticos) com ocorrência quase exclusiva no Senegal (África Ocidental).

O fenômeno das Crianças-Bruxas é recente, questão de poucos anos. Pastores de uma igreja local determinam que os filhos são bruxos, motivo pelo qual estas famílias estão passando por dificuldades e fome (vida miserável) e, que somente um exorcismo, o qual deverá ser pago à igreja poderá livrá-los daquele mal. Como muitas famílias não podem pagar o exorcismo em questão, as crianças são jogadas na rua, impedidas de retornarem ao lar. Muitas delas são mortas pela força do poder da crença. Na rua, estas crianças estigmatizadas tornam-se marcadas e rejeitadas pelos demais criancas-bruxas-2membros da sociedade. Ficam entregues à própria sorte, sem alimentos, sem abrigo e vulneráveis à violência sexual.

Para detectar um problema destes em casa, basta a criança ser um pouco bagunceira, ou simplesmente a família assim decidir.

Em Oron, centro do problema na região, o grupo Caminho Nações criou um centro para receber e tratar destas crianças, com o apoio de certos membros da comunidade.

Mas os custos de manutenção são altíssimos, a distância é enorme e o governo não coopera. Por um milagre, também não impede. Considerando que o país mais corrupto do mundo é hoje a Nigéria. O fazem, certamente porque tudo, até a simples circulação no país se dá mediante propinas pagas aos soldados.

O local é extremamente perigoso. Mulheres estrangeiras, especialmente as brancas, são alvo de sequestros e violência sexual. Sendo assim, o grupo é formado em sua grande maioria por jovens homens brasileiros. Faltam recursos e profissionais especializados. Mas o amor à causa supera muitos problemas e os resultados são incríveis.

 

Projeto Oásis no Deserto – Recuperação do Orfanato na Nigéria

Conheça a Caminho Nações (www.caminho nações.com) que tem um braço no Brasil, a SOS Religar, constituído por uma equipe de pessoas que queria ir a África ajudar, mas que acabou ficando no Brasil para atender a causa das famílias escravas no interior deste vasto país.

Crianças Talibés – Senegal

 

Se você deseja ajudar, saiba que trata-se de um projeto absolutamente sério. Confie.
No Senegal, infelizmente o trabalho é muito maior. Um dia a Caminho Nações conseguirá, com certeza.

Rede Aquarius.

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee